Teoria do caranguejo*
Julio Cortázar
Tinham construído a casa no limite da selva, orientada para o sul evitando assim que a
umidade dos ventos de março se somasse ao calor que a sombra das árvores atenuava um
pouco.
Quando Winnie chegava
Deixou o parágrafo no meio, empurrou a máquina de escrever e acendeu o cachimbo.
Winnie. O problema, como sempre, era Winnie. Quando tratava dela a fluidez se coagulava
numa espécie de
Suspirando, apagou numa espécie de, porque detestava as facilidades do idioma, e
pensou que não poderia continuar trabalhando até depois do jantar; as crianças logo iam
chegar da escola e ele teria que preparar o banho, fazer a comida e ajudá-las nos seus
Por que no meio de uma enumeração tão simples havia como um buraco, uma impossibilidade
de continuar? Era incompreensível, pois tinha passagens muito mais árduas que se
construíam sem nenhum esforço, como se de algum modo já estivessem prontas para incidir
na linguagem. Obviamente, nesses casos o melhor era
Largando o lápis, pensou que tudo se tornava abstrato demais; os obviamente os nesses
casos, a velha tendência a fugir de situações definidas. Tinha a impressão de
estar se afastando cada vez mais das fontes, de organizar quebra-cabeças de palavras que
por sua vez
Fechou abruptamente o caderno e saiu para a varanda.
Impossível deixar essa palavra, varanda.
*Triunfo,
Madri, nº 418, 6 de junho de 1970
Filho de pai diplomata, Julio Cortázar nasceu por acaso em Bruxelas, no
ano de 1914. Com quatro anos de idade foi para a Argentina. Com a separação de seus
pais, o escritor foi criado pela mãe, uma tia e uma avó. Com o título de professor
normal em Letras, iniciou seus estudos na Faculdade de Filosofia e Letras, que teve que
abandonar logo em seguida, por problemas financeiros. Para poder viver, deu aulas e
diversos colégios do interior daquele país. Por não concordar com a ditadura vigente na
Argentina, mudou-se para Paris, em 1951. Autor de contos considerados como os mais
perfeitos no gênero, podemos citar entre suas obras mais reconhecidas
Bestiário (1951), Las armas secretas (1959), Rayuela,
(1963), Todos los fuegos el fuego (1966), Ultimo round (1969),
Octaedro (1974), Pameos y Meopas (1971), Queremos tanto a
Glenda" (1980), Salvo el crepúsculo póstumo (1984) e
"Papéis inesperados" póstumo (2010). O escritor morreu em Paris, de
leucemia, em 1984.
O texto acima foi extraído do do livro "Papéis inesperados", Editora
Civilização Brasileira, Rio de Janeiro 2010, pág. 80. Tradução de Paulina
Wacht e Ari Roitman.
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